Olá meninas, quem nunca sonhou em ter um maquiador todos os dias pela manhã prontinho pra te deixar uma diva??? Ou acordar lindamente sempre maquiada com nossos defeitinhos corrigidos???
Com o intuito de realizar esse sonho é que existe a maquiagem definitiva ou Micropigmentação, pois ela não é exatamente "definitiva" já que é preciso alguns retoques posteriores.
O que é?
A aplicação do pigmento é como o de uma tatuagem, mas a micropigmentação é semi-permanente por ser feita de uma maneira mais superficial e porque a pele está sempre em transformação e renovação celular.
Se o resultado não for o desejado, o que se pode fazer é uma camuflagem com pigmento cor de pele ou um neutralizador ou ainda optar por uma remoção a laser, o que às vezes tem uma reposta mais satisfatória.
Antes da aplicação real, é feita uma simulação com um lápis de maquiagem para assim a mulher poder aprovar, ou não. Após esse desenho no rosto, aplica-se o anestésico, e depois de 20 minutos, dá-se início ao processo.
Como funciona?
A micropigmentação é feita com um dermógrafo, aparelho que se assemelha àquele usado para fazer tatuagem. A diferença é que o dermógrafo tem rotação mais leve e menos quantidade de microagulhas, já que é utilizado para um trabalho menos profundo na pele, com traços finos.
O processo é feito com agulhas descartáveis e pigmentos hipoalergênicos próprios para a micropigmentação. Aplica-se um anestésico tópico antes do procedimento e também um aparelho chamado Crio Thermo que, em três minutos de baixa temperatura em contato com a pele, ajuda a reduzir o sangramento e anestesia o local. Desta forma, a cliente não sente praticamente nada.
As áreas mais propícias para a micro pigmentação são os olhos, os lábios e as sobrancelhas.
A micro pigmentação, como é também conhecida, é um procedimento estético que valoriza os traços da face e dá mais expressão ao rosto.
- Sobrancelhas - O procedimento é feito fio a fio e tem a finalidade de corrigir falhas ou preencher os pêlos. É ideal para quem tirou muitos pêlos da sobrancelha ao longo dos anos e acabou deixando-a muito fina.
- Olhos - O realce é dado por um traço bem fino na linha dos cílios, feito um delineador, ou mesmo na linha d’água – como um lápis de olho. “É importante que o traço seja realmente bem fininho, para não dar um efeito artificial”, diz Estela.
- Boca - Alguns problemas como a herpes labial, por exemplo, fazem com que a boca perca a linha de contorno. Um pigmento rosado pode ser aplicado suavemente para redefinir os lábios.
- Aréola - Mamilos com contorno pouco definido – por causa da pigmentação natural da pele ou procedimentos como a mamoplastia – podem ser preenchidos com a técnica.
Pontos Negativos:
- A cada um ou dois anos é necessário fazer retoques;
- Após a técnica não se pode tomar sol, entrar no mar ou na piscina por pelo menos quinze dias após a sessão;
- Dependendo da sensibilidade da pessoa, o procedimento pode ser doloroso.
- Para remover a maquiagem definitiva deve-se usar um pigmento corretivo no tom da pele ou fazer aplicação de laser, mas com restrições pois pode danificar ou remover os pêlos, como numa depilação definitiva.
Duração e valor por sessão:
Uma sessão de micropigmentação pode durar de 30 a 50 minutos, dependendo da sensibilidade da cliente e o preço de cada uma varia entre R$ 400 a R$ 800.